15 de ago. de 2011

Saudades do Orkut

Apesar do Google insistir que o Orkut não morreu, a cada dia a gente ouve mais pessoas falando que não entram no site faz teeeempo e que o Facebook é o novo Orkut. Mas, apesar das muitas semelhanças entre as duas redes, há algumas coisas que só o Orkut tinha e que agora fazem falta para quem o abandonou!


DEPOIMENTOS
Era aquela função de contar ao mundo sobre o seu amigo, como se fosse uma carta de recomendaçãopara quem quisesse adicioná-lo como amigo. Também servia pra mandar ~mensagens privadas~, começando com o famoso “não aceita” (e que, quando aceito, causava um constrangimento geral).
No Facebook, é mais difícil puxar o saco deixar um elogio para o seu amigo pra todo mundo ver. Uma alternativa é usar as notas pra escrever um textããão sobre ele, mas, ainda assim, ela fica perdida no mural. E, para mandar recados que ninguém mais pode ler, tem as mensagens privadas.
COMUNIDADES
O Facebook também tem comunidades sobre assuntos específicos, mas não é tão fácil de achar ou de mexer. Tanto que a maior comunidade do Orkut, a Eu Odeio Acordar Cedo, chegou a mais de 6 milhões de pessoas, enquanto sua correspondente no Facebook tem pouco mais de 70 mil.
Mas parece que, enquanto o Orkut tinha mais essa coisa de reunir pessoas em torno de um interesse em comum, o Facebook funciona melhor para conectar amigos. Fica a dúvida: isso acontece porque é difícil de achar e mexer nas comunidades ou porque a gente cansou desse tipo de interação?
FACILIDADE
Um dos maiores motivos pra resistência de migrar do Orkut pro Facebook é que a rede de Mark Zuckerberg não é tão simples de mexer ou tão intuitiva como a outra. É uma questão de tempo: os recém-chegados têm que ir fuçando aos poucos, descobrindo como funciona e o que dá pra fazer nela.
PERFIL ABERTO E VISITANTES DO PERFIL
Em outras palavras, stalkear era bem mais fácil no Orkut. Pelo menos nos primórdios, já que hoje dá pra trancar tudo no seu perfil. Quando a gente foi pro Facebook, já existia essa função… e comofas prastalkear se a pessoa tranca tudo??? LOL!
Outra coisa é os visitantes do perfil, que ficam visíveis pra quem também permite ser visível. Assim, dá pra saber quem está te seguindo – e, dependendo da pessoa, rola aquele ~CLIMÃO MANERO~. Dá pra fazer um paralelo com as cutucadas do Face.
INOVAÇÃO
Pro bem ou pro mal, o fato é que, antes do Orkut, ninguém tinha ideia do que era uma rede social ou do potencial desse tipo de site. Tudo nele era novo e só por isso já era divertido! Cada novidade que surgia causava uma ~comoção~ e, no Facebook, todas as ~grandes mudanças~ já estavam lá: sempre deu para colocar mais de 12 fotos no álbum, para marcar seus amigos nas fotos, trancar o perfil, colocar vídeos… Não deu pra gente se empolgar com nada disso.
No fim, dá saudade dos tempos áureos do Orkut, quando éramos iniciantes nas redes sociais e estávamos aprendendo com a internet sobre elas. Mas, hoje, dá pra notar que houve uma ~seleção natural~ do que continua e do que fica de fora das novas redes – e, no fim, tudo pode ser adaptado de alguma forma, como é o caso dos depoimentos X notas, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário